sábado, 22 de agosto de 2009
Reflexão sobre o Trabalho Qualificado
A excelência técnica é a habilidade de dirigir.
O engajamento é o motor, ou seria o combustível?
sexta-feira, 21 de agosto de 2009
Quando a coerência é coercência
Onde está o equilíbrio?
quinta-feira, 20 de agosto de 2009
Para entender a inteligência
"Comparo a inteligência ao pênis. Ela é flácida, mas, se provocada, começa a sofrer transformações hidráulicas incríveis. É assim, precisamente, que funciona a inteligência. Lá está ela, flácida e ridícula. Pequena demais. Talvez inexistente. 'Curto de inteligência, meio burrinho...', se diz. Não se nota que ela está assim porque ainda não houve um objeto de amor que a excitasse para ter uma ereção."
Retirada deste livro aí abaixo, que de certo modo veio parar em minha mão por conta dessa síntese aí emcima. A propósito hoje é meu aniversário.
Dislexia

Temos que entender que é só uma questão de dislexia.
Queriam sentenciar abduzido quando gritaram, na pressa em declarar a setença que daria uma noite de sono feliz e um sorriso de canto de boca esperançoso na cara de inocentes brasileiros que acreditam no futuro desse país, que o Sarney deve ser absolvido!
Azar o nosso. Sorte dos marcianos.
quarta-feira, 19 de agosto de 2009
América

“Encontramos estes reinos em tal boa ordem, e diziam que os incas os governavam em tal sabedoria que entre eles não tinha um ladrão, nem um viciado, nem um adúltero, e também que não se admitia entre eles a uma mulher má, nem existiam pessoas imorais. Os homens têm ocupações úteis e honestas. As terras, bosques, minas, pastos, casas e todas as classes de produtos eram regularizadas e distribuídas de tal maneira que cada um conhecia sua propriedade sem que outra pessoa a tomasse ou a ocupasse, nem tinha demandas com respeito a isso... o motivo que me obriga a fazer estas declarações é a libertação de minha consciência. Por que destruímos com nosso malvado exemplo as pessoas que tinham tal governo que era desfrutado por seus nativos? Eram tão livres do encarceramento ou dos crimes ou os excessos, homens e mulheres por igual, que o índio que tinha 100.000 pesos de valor em ouro e prata em sua casa, a deixava aberta meramente deixando um pequeno pau contra a porta, como sinal de que seu amo estava fora. Com isso, de acordo com seus costumes, ninguém podia entrar ou levar algo que estivesse ali. Quando viram que pusemos fechaduras e chaves em nossas portas, supuseram que era com medo deles. Assim, quando descobriram que tínhamos ladrões entre nós e homens que procuravam fazer com que suas filhas cometessem pecados, nos desprezaram."
Mancio Serra de Leguisamo, Cuzco 1589.
terça-feira, 18 de agosto de 2009
Howard Gardner: como poucos, para poucos
Acabo de chegar da palestra do Howard Gardner no Teatro Castro Alves em Salvador, parte do ciclo de palestras do Fronteiras do Pensamento Braskem. A parte péssima fica por conta da tristeza com a quantidade de lugares vazios no teatro. Não sei que custos eles justificam cobrir, mas entendo que o preço não é nada acessível. Eu mesmo só consegui meu passaporte com cara-de-pau (da Juliana, uma amiga) e sorte. Presente de um tio que, aí está a sorte, tinha condições de nos dar. Se o cara vem pra falar um tema tão ligado e importante para a educação, porque não preços especiais para professores? Para estudantes? Enfim, cerca de 500 pessoas não tiveram a oportunidade, e as ideias do Gardner deixaram de fluir um cadinho mais além.
O Gardner, a propósito, é aquele sujeito das Inteligências Múltiplas, e foi por elas que ele começou a palestra. O ser humano, sob seu olhar, tem diferentes áreas do cérebro que processam informação de modos particulares, as inteligências. A educação ainda segue, apesar dos vinte e poucos anos de teoria, distante de saber lidar com nossas diferentes facetas e segue, o que entendo ser uma violência, "educando" (ainda assim dentro de diversas limitações) quase exclusivamente para as áreas da linguagem e da lógica matemática. Falava um pouco sobre isso alguns posts atrás.
Bom, precisamos de uma nova educação. Sem entrar em detalhes, uma educação que tenha competência de usar o que de melhor sabemos sobre o ser humano. E acredito que o Gardner tem bastante razão sobre a natureza múltipla de nosso cerébro, com suas variadas inteligências. Em relação a sua teoria inicial que falava sobre 7 inteligências (linguística, lógico-matemática, musical, espacial, corporal-sinestésico, interpessoal, intrapessoal), ele agora diz pensar em mais 2: inteligência naturalista e inteligência existencial. Me parece que a percepção dessas inteligências surge pela força do momento de crise ambiental e dos valores.
Sigamos. Na sequência ele passa para um discurso sobre o que ele chama de 5 mentes para o futuro. As mentes, entendo, são mais abrangentes que as inteligências específicas e falam sobre um modo de lidar com o mundo. As 5 mentes que ele elenca, tem relação direta com o mundo que estamos/estaremos enfrentando, com os desafios da era biodigital e das crises econômicas, sociais e ambientais. São elas: disciplinada, sintetizadora, criadora, respeitosa e ética. Talvez a ideia de 5 mentes nos faça pensar que o que ele propõe sejam 5 "tipos" de indivíduos. Engano, a ideia é tentar integrar essas mentes. O que vale frisar é que o desafio para integrá-las é um desafio pessoal, onde cada um é responsável pelo próprio desenvolvimento, sendo o modo para alcançar essa mente integrada tarefa a ser vencida principalmente pela inteligência intrapessoal, afinal cada um possui seu próprio caminho.
Emerge da discussão sobre as mentes necessárias para o futuro, o termo Trabalho Qualificado, tema sobre o qual o professor também tem trabalhado. A ideia aqui é uma visão do trabalho que além da excelência técnica, seja realizado de forma ética e com engajamento (os 3 "Es"). Esse pode ser o tripé para a e
ducação. Uma forma de alcançar esse tripé pode ser desenvolvendo as mentes elencadas pelo professor, e um modo de chegar as mentes pode ser trabalhar as diferentes inteligências. Para quem gosta de educação, acabo de lembrar, o professor oferece duas dicas relacionadas a visão das inteligências múltiplas: buscar atender cada aluno individualmente, o que me lembra a perspectiva do cuidado, e pluralizar os meios de se relacionar com os alunos, afinal cada um possui portas diferentes abertas. O professor que souber entrar por diferentes delas, atingirá mais alunos e trará mais de cada um para o mundo compartilhado.
O professor também faz uma crítica aos ministros de educação do mundo, preocupados com obtenção de altos índices internacionais relativos a educação, sem um programa efetivo capaz de educar bem. No fim das contas educação em diversos aspectos é uma tarefa a ser realizada localmente, o que ajuda a dotar o aprendizado de significado. Sobre uma pergunta relacionada a como preparar uma sala para inteligências múltiplas, Gardner respondeu que mais importante era preparar o professor.
Resumidamente, ou como diria ele, num discurso de elevador, foi isso. Ficou a sensação de "Nossa! Aquela nuvem em minha cabeça, era sobre isso".
As fotos são de minha autoria, tirei "de ousado" como se diz por aqui. Por hora sono... uáááá! Boa noite.

